A equipe do Frigorífico Verdi valoriza a história. Sabemos que somos hoje o reflexo da determinação de pessoas que construíram o ontem com bases sólidas. Assim, no dia 26 de janeiro de 1970, foi constituída a empresa “Irmãos Verdi LTDA” com sua sede social na localidade de Corruchel, município de Pouso Redondo, SC.

Os idealizadores, Ari Verdi e Américo Verdi tiveram a ousadia de iniciar uma empresa de gêneros alimentícios. Os desafios eram enormes, em uma época em que o país estava imerso em uma política de poucos incentivos comerciais, característicos do regime ditatorial. No entanto eles viram uma necessidade e buscaram atender.

No início de 1971, com o crescimento já latente, a sede da empresa foi transferida para a rua 23 de julho, no centro de Pouso Redondo. Ali já se percebia o quanto os Irmãos Verdi seriam importantes para o desenvolvimento deste município, carinhosamente chamado de coração do Estado de Santa Catarina.

Quatro anos se passaram desde então e em junho de 1975 a empresa passa para o ramo de “abate de animais, transporte rodoviário, comércio varejista e atacadista de gêneros alimentícios e produtos para a agricultura”. Além da evolução e crescimento de mercado, Silvio Verdi torna-se sócio da empresa, para agregar conhecimento e experiência aos Irmãos Verdi.

O ano de 75 foi realmente marcante. O ramo de negócios passa a ser o de “frigorífico, transporte rodoviário, comércio varejista e atacadista de gêneros alimentícios e produtos para agricultura”.

E não é somente o ramo que muda. É neste momento da história que os Irmãos Verdi se transferem para a sede que até hoje abriga esta grande empresa do ramo alimentício. Pouso Redondo tinha, em 1975, uma empresa que tornava-se referência no ramo e possuía uma sede de respeito, na rua 25 de março, no centro da cidade.

Daí para frente, a credibilidade dos Irmãos Verdi aumentou muito. O próprio mercado exigia a qualidade que sempre foi a marca da empresa. O crescimento era certo e a consolidação ainda maior. Posteriormente, seu ramo de atividade passou a ser “abate e frigorificação de bovinos e de suínos”. Esta mudança marcou a presença dos Serviços de Inspeção Federal. O SIF, que opera com o registro n.º 584. Tal certificação possibilita a empresa à abater 30 bovinos/hora e 100 suínos/hora.

As necessidades internas fizeram os sócios pensarem em como distribuir os produtos. Foi assim que surgiu a “Transportadora de Produtos Agropecuários Verdi LTDA”, também em Pouso Redondo. Era fundamental que houvesse confiança e agilidade no trabalho de coletar matéria prima e de distribuir os produtos para todo o território catarinense, assim como para Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

As vendas dos produtos Verdi superavam cada vez mais fronteiras. Diversas cidades do Brasil já conheciam os alimentos produzidos pelos irmãos Verdi. No entanto, era perto de casa que se tinha a maior quantidade de clientes.

O Vale do Itajaí abraçava a empresa e reconhecia a qualidade dos produtos. Este reconhecimento gerou a “Distribuidora de Carnes Verdi LTDA”, na cidade de Blumenau. A maior cidade do Vale merecia o investimento e a proximidade com aquela região era importante para o crescimento estratégico da empresa.

Capítulos tristes também fizeram parte desta desbravadora história empresarial. Em 1988, um dos seus fundadores e precursor da empresa, Américo Verdi vem a nos deixar, tendo seu legado tratado com a devida importância. Logo após, Delaíde Verdi e Elfrida Bichels Verdi assumem parte na sociedade.

O luto era grande, porém o desejo de continuar era tão grande quanto. Assim, dois anos mais tarde, em 1990, as sócias, em conjunto com o senhor Ari Verdi, adquiriram a parte do sócio Silvio Verdi. Sempre que havia uma mudança administrativa, a empresa buscava se tornar ainda melhor, dada a responsabilidade com seus colaboradores e com a cidade de Pouso Redondo.

Assim, 10 anos se passaram e no ano 2000, Delaíde Verdi assumiu inteiramente a distribuidora de carnes em Blumenau, empresa que havia conquistado definitivamente a adoração daquela região.

No entanto, em abril de 2000, o outro fundador da empresa, senhor Ari Verdi nos deixou. Mais um pilar que dava a sustentação aos Irmãos Verdi não estava mais ali. No entanto, seus ensinamentos transferiram-se aos familiares, que assumiram a empresa com a força e a determinação que os Verdi mereciam.

Em 31 de outubro de 2003 a empresa teve uma mudança importante. O que era Irmãos Verdi passou a chamar-se oficialmente “Frigorífico Verdi LTDA”. Tudo o que Ari Verdi havia idealizado, a família continuou aprimorando. Com novas ideias e muita persistência a modernidade também se instalou na empresa. O Frigorífico Verdi tem em toda sua história um constante crescimento e aperfeiçoamento, sem deixar para trás os valores que seus fundadores consolidaram em mais de 47 anos de mercado.

Atualmente integram a sociedade: Elfrida Bichels Verdi, Ariane Bichels Verdi Cristofolini e Ariel Henrique Bichels Verdi. A empresa atua no mercado de abate, frigorificação, desossa e distribuição de bovinos. Hoje, 70% dos produtos da empresa ficam em Santa Catarina, ainda que o Frigorífico Verdi esteja apto para comercializar em todos os demais estados do Brasil e diversos países do mundo.

O Frigorífico Verdi, conta com uma frota de 14 caminhões câmara fria para distribuição, 2 caminhões boiadeiros para coleta da matéria prima, além de estrutura completa nos setores comercial e administrativo.

Não somos apenas uma empresa. Somos pessoas cuidando de pessoas e contribuindo continuamente pelo crescimento de Pouso Redondo e desse povo que acolheu uma ideia que se originou em 1970 e que cresce até hoje. Nossa história se confunde com a história de luta de um país que apesar de tudo, nunca desiste.

Hoje o Frigorífico Verdi conta com o que há de mais moderno em instalações de abate, desossa, embalagens e frigorificação de bovinos na América Latina, dentro dos padrões de higiene, segurança alimentar e segurança do trabalho, sempre preservando o bem estar de seus colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade em geral, com capacidade de abate e industrialização de 500 bovinos/dia.

Em fevereiro de 2017, se iniciou um novo passo para o Frigorífico Verdi. Seus produtos estão sendo exportados para diversos países do mundo, levando com eles o nome de Pouso Redondo e o estado de Santa Catarina.